Por quê os cães lambem seus donos?


Nada no mundo se compara a alegria que os cães nos trazem ao vir nos cumprimentar depois de um longo dia fora. A expressão de pura felicidade que eles têm ao nos verem fazem com que saibamos o quanto nos amam. Uma ocorrência comum nessas horas é o “beijo” canino.
Frequentemente eles nos dão uma grande lambida ao celebrar. Mas por quê o cachorro lambe o dono? Não se preocupe, o seu cão não está provando o seu gosto para ver se você pode ser o jantar. Ele está seguindo um comportamento natural profundamente enraizado em quem ele é como um cão.
Lamber serve a diversos propósitos no mundo de um cão. Coletar informações é uma delas. O olfato é o sentido mais forte de um cão. Os humanos tendem a usar a visão e geralmente possuem excelente visão. Os cães não. Não apenas eles não têm os a possibilidade de enxergar luzes no espectro verde e vermelho mas a claridade da sua visão não é nada como a nossa.
Enquanto o nosso cortex visual é amplo, o cão dedica grande parte do seu cérebro para o faro. E os cães não cheiram apenas com o focinho. Eles também cheiram com a boca. Essa é a razão pela qual o seu cão pode passar sua língua
sobre o seu focinho. Ele está limpando as moléculas de odores do focinho para poder aprender mais sobre o seu ambiente.
Os cães possuem o que é chamado de órgão de Jacobson que fica na boca do cão. Esse órgão interpreta as moléculas de odor que o focinho não consegue discernir. Essas moléculas são geralmente grandes e, para os humanos, não têm cheiro algum.
Mas o órgão de Jacobson dá ao cão informação sobre o seu ambiente que de outra forma seria perdida. Ao limpar essas moléculas do focinho e trazendo-as para a boca o cão pode receber uma grande quantidade de informação sobre o mundo ao seu redor. O órgão de Jacobson é vital na detecção de feromônios no ambiente. Pode ajudar cães em idade de procriação a encontrar um par e pode ajudar um filhote a encontrar sua mãe.
Lamber os outros é um comportamento enraizado no mundo de um cão. Mães caninas lambem os seus filhotes recém nascidos para estimulá-los a respirarem por si só. Sem isso não sobreviveriam. As lambidas iniciam no momento em que os filhotes saem do ventre. Mais tarde lambem o filhote para estimulá-los a eliminar e para limpá-los. Algumas mães podem lamber os seus filhotes excessivamente se houver um problema. É a forma como a mamãe cuida do seu filhotinho.
Nos primórdios do comportamento canino o ato de lamber a face tinha uma causa muito específica. Ao lamber a mãe cão, o filhote estava tentando estimulá-la a regurgitar parte da comida que ela havia comido. Não era uma boa ideia para uma mãe cão carregar um grande pedaço de carne para a toca pois ao engolir a comida seus filhotes lamberiam sua boca de forma que ela regurgitasse a comida parcialmente digerida para alimentar os filhotes.
É extremamente comum para filhotes e cães que querem se apresentar como não ameaçadores lamber outros cães perto ou direto na boca. É a sua forma de dizer “Eu sou amigo e não quero problemas”.
Então, por mais que nos sintamos pais, nossos cães não são bobos. Eles sabem que não somos cães. Eles não estão tentando fazer nós darmos comida para eles. Então por quê o cachorro lambe o dono?
Conciliação é a razão mais provável para um cão lamber a face de um humano. Quando um cão lambe outro cão na face ele está tentando comunicar que não é uma ameaça como um pequeno filhote.
O que o nosso cão faz naturalmente nós seguidamente inadvertidamente continuamos a treiná-los a fazer. Se nós ignorarmos o nosso cão quando ele estiver nos lambendo ele pode parar e optar por um comportamento que traga a atenção e carinho que ele deseja. Mas se dermos atenção, nossos cães serão recompensados pelo comportamento e provavelmente irão repetí-lo no futuro.
Rir também pode encorajar o comportamento. Estudos mostram que o riso humano é reforço para os cães. Se o seu cão lambê-lo e você rir, você acaba de dizê-lo que gostou do que ele fez. Ele muito provavelmente irá repetir o comportamento.
Para cães, o ato de lamber causa a liberação de endorfinas que fazem o cão se sentir melhor. Alguns cães desenvolvem o hábito de lamber que podem ser desestressantes para nós. Esteriótipos podem se desenvolver quando um cão está estressado e encontra uma forma de aliviá-lo quando repetido. Isto é muito como uma criança que lambe o dedo.
Eu tenho dois dachshunds que claramente não conseguem segurar as suas lambidas. Quando esses meninos ficam nervosos ou entediados eles desatam a lamber tudo e qualquer coisa na sua volta. Eles lambem o tapete, os lençois, um ao outro.
Alguns cães lambem a si próprios até fazerem feridas. Granuloma de lambedura pode ser uma desagradável e dolorida condição em cães que lambem muito. É comum em cães com alergias e em cães com distúrbios de ansiedade.
Só porque o seu cão lambe você em conciliação não significa que o gesto não seja carinho. Estudos têm mostrado que nossos cães fazem liberarmos dopamina quando olhamos para eles da mesma forma que fazemos quando olhamos para nosso filho. De certa forma, nossos cães descobriram o nosso sistema de resposta de dopamina resultando na nossa continuidade em cuidar deles.
Mas o contrário também é verdadeiro. O cérebro de um cão também libera dopamina quando ele olha para seu humano. Você não precisa imaginar se o seu cão ama você porque a ciência provou. Então chame de beijo se quiser. Seu cão certamente ama você e essa deve ser sua forma de expressar!
Mas e se você não gosta quando o seu cão lambe você? Tente ensiná-lo outro comportamento para ganhar sua atenção e carinho. Talvez dar a patinha ou simplesmente sentar. Se você ensinar o seu cão o que você gosta e começar a ignorar as lambidas ou mesmo se afastar quando ele fizer seu cão irá optar por usar sua energia de uma forma que funcione. Em vez de lamber, você ganhará a patinha. Mas por favor não puna o seu cão por mostrar apreciação por você, apenas mostre como fazer melhor!

Comentários