Tudo sobre a Castração de Fêmeas Caninas


A decisão de castrar sua cachorra, combinada com seu Médico Veterinário de confiança, é uma ótima ideia, e possivelmente uma das coisas mais importantes que você pode fazer por ela. A castração reduz significantemente as chances de tumores mamários e outros problemas. A médica veterinária Ana Elisa Freitas de Oliveira Engracia explica nesse artigo todo o processo que envolve a castração, os prós e contras, e como ele pode ajudar seu pet.

O QUE É A CASTRAÇÃO DE FÊMEA
          A castração da cadela é um procedimento realizado sob anestesia geral, que envolve a remoção tanto do útero, como dos ovários. É um procedimento permanente, que não pode ser revertido.

POR QUE DEVO CASTRAR MINHA CADELA? SÃO CINCO VANTAGENS:
Primeiro: A principal vantagem em castrar uma cadela é que ela não poderá emprenhar. Ter filhotes pode parecer uma boa ideia, mas não há vantagens à sua cachorra em ter uma ninhada, os filhotes tomam bastante tempo e atenção, pode ser caro e já há muitos animais abandonados no mundo.
Segundo: A sua cachorra não terá mais cios a cada 6 meses. Quando ela está no cio, sua vulva irá sangrar, ela atrairá machos e poderá tentar fugir para cruzar.
Terceiro: Muitas cadelas sofrem de “gravidez psicológica” após o cio, que ocorre quando o corpo acha que há uma gravidez. Isto pode causar o desenvolvimento das mamas, mudanças comportamentais e até aumento abdominal. Esta situação pode ser estressante, tanto para a cadela, como para o proprietário, e pode ser evitada com a castração.
Quarto: As cadelas castradas após o 3° ou quarto cios têm chances muito menores de desenvolver tumores de mama quando mais velhas, comparadas a cadelas inteiras. Quando uma cadela é castrada, são retirados o útero e os ovários, o que significa que não há chance de estes órgãos desenvolverem tumores.
Quinto: Cadelas idosas e inteiras podem desenvolver uma doença grave e às vezes fatal, chamada piometra, quando o útero infecciona e fica tomado por pus. Essa é uma doença muito séria, que requer cirurgia de emergência, que é tanto arriscada como cara.

QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA CASTRAR MINHA CADELA?
             Cada veterinário tem uma recomendação diferente sobre a época que sua cadela deve ser castrada, e vai conversar com você sobre os prós e contras. Há duas épocas diferentes nas quais você pode castrar sua cadela quando ela é jovem. A primeira é antes do primeiro cio (pré-cio) e a segunda é entre o primeiro e o segundo cios (pós-cio).
         A castração pré-cio é feita entre 6 e 9 meses, dependendo da raça de seu pet. Principais vantagens: sua cadela nunca entrará no cio, portanto nunca terá o risco de emprenhar, o que é muito importante caso ela viva com um macho inteiro; o risco de tumores mamários futuros é virtualmente inexistente; é uma cirurgia mais fácil para o veterinário, visto que o útero é muito pequeno e tem pouco suprimento de sangue.
         Entre as desvantagens, podemos citar o aumento do risco de incontinência urinária na vida adulta, especialmente em cães de raça grande que já podem sofrer desse problema de qualquer maneira; nas cadelas castradas antes do primeiro cio, a vulva pode ficar muito pequena e coberta, o que pode levar a problemas como gotas de urina nas pernas, e queimaduras de urina na vulva e ao seu redor.
         A castração pós-cio é feita entre o primeiro e o segundo cios, cerca de 2 a 3 meses após o término do mesmo. A cadela com isso amadurecerá totalmente, e as chances de incontinência urinária diminuem. As desvantagens incluem o sangramento, a atração dos machos e o risco de prenhez. O risco de tumores mamários é maior em cadelas que tiveram cios, mas se elas forem castradas após o primeiro, a incidência é pouco maior que se não houvesse o cio.
         Você pode castrar sua cadela em qualquer época da vida dela. Embora cadelas castradas mais velhas (após o terceiro/quarto cios) corram o mesmo risco de tumores mamários do que cadelas inteiras, elas não terão piometra (infecção uterina) nem câncer de útero e ovários.

COMO A CADELA É CASTRADA?
             A castração de uma cadela requer que seu pet seja submetido a uma anestesia geral e cirurgia abdominal. Os anestésicos gerais são muito seguros em animais jovens e saudáveis. Se você tem alguma dúvida, seu veterinário deve conversar com você sobre o procedimento. Quando a cadela é castrada, a incisão geralmente é feita na linha média, na parede abdominal, no meio do abdome do seu pet. Durante a cirurgia, são retirados o útero e os ovários. A ferida é suturada em diferentes camadas: o músculo, o subcutâneo e a pele. Os pontos da pele serão retirados após 10 dias. As suturas abaixo da pele serão absorvidas. O procedimento é considerado seguro e podem ocorrer poucas complicações. Entretanto, embora seja uma cirurgia de rotina para os veterinários, ela é grande para a cadela, pois o veterinário estará adentrando a cavidade abdominal e retirando um órgão.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS E COMPLICAÇÕES
                 O período de recuperação após a castração é de 2 semanas. Entretanto, a maioria das cadelas voltará às suas atividades normais no dia seguinte, comendo e bebendo água normalmente. O mais importante após a castração é manter o animal em repouso. Isso é muito importante, pois correr e pular colocarão muita pressão sobre os pontos da musculatura, o que poderá causar sua ruptura. É recomendado também que, nessas duas semanas, a cadela passeie sempre com coleira e guia.
         É muito importante que ela não lamba ou coce a ferida, pois ela poderá inflamar, ficar dolorida e infeccionar. Recomenda-se a utilização de colar elisabetano ou roupa cirúrgica para evitar o acesso à ferida cirúrgica. Caso você tenha alguma dúvida com relação à recuperação, procure seu veterinário nesse período. As complicações da castração são raras, e geralmente envolvem a demora na cicatrização pelo excesso de atividade ou lambedura da ferida.

MITOS SOBRE A CASTRAÇÃO
É bom que a cadela tenha pelo menos uma cria?
FALSO. Ter ou não uma cria não tem efeito no bem estar físico ou na personalidade da cadela. Na verdade, quanto mais tarde ela for castrada, maiores os riscos de desenvolvimento de tumores mamários.

Castrar a cadela mudará sua personalidade?
FALSO. Não há evidências que sugiram que a castração altere a personalidade da cadela. Na verdade, a castração pode acalmar algumas cadelas com comportamentos agressivos ou maníacos.

Castrar a cadela a tornará obesa?
FALSO. O metabolismo da cadela diminuirá após a castração, mas isso significa que ela deverá comer menos. Cadelas que engordam após a castração estão recebendo muita comida. O ganho de peso após a castração não é inevitável.
M.V. Ana Elisa Freitas de Oliveira Engracia
CRMV-SP 23.657
Fonte: Chicão PetShop

Comentários