Betina, a cachorrinha que venceu a Cinomose! Veja o tratamento utilizado.

Dando seguimento a série: Cães que venceram a cinomose, temos mais uma história lindíssima, da Betina, a cachorrinha da Rafaela Vasconcelos que conseguiu se salvar dessa doença severa.

Esta categoria de matérias sobre cães que venceram a cinomose vem sendo muito útil para outros tutores e donos de cães que estão sofrendo com o mesmo problema e vivenciando a mesma realidade da Rafaela e da Betina. O Vetiologia entrevistou a Rafaela e vocês não podem perder a matéria incrível, uma história muito motivadora que servirá de combustível de fé e esperança para todos, vamos lá!


1. O Vetiologia perguntou: Quais os primeiros sinais que você observou em sua cachorra quando descobriu que ela estava com cinomose?
Rafaela: Na verdade eu havia perdido um cachorro (Bernardo) com a Cinomose, pois acredito ter diagnosticado tarde demais. Porém, por precaução, eu mediquei as outras duas (Meg e Betina) com alguns dos medicamentos que usei no Bernardo, e fiquei atenta e observando elas.
Em dezembro de 2015 foi quando Reparei que a Betina (2 anos de idade) não estava andando perfeitamente, percebi uma fraqueza em uma das patas e também a falta de reflexo dela, além da falta de apetite. Como eu estava atenta por conta da perda do outro cachorro, eu já solicitei exames de sangue, e o resultado como eu já imaginava, Cinomose positivo, e para minha surpresa babesiose também (doença do carrapato), então o caso dela foi ainda pior que o do Bernardo, pois eram duas graves doenças.


2. Vetiologia: O que o médico veterinário disse sobre o caso? 
Rafaela: Eu por já ter perdido um cachorro com a doença, resolvi pedir opiniões de outros veterinários. Mostrei ao primeiro veterinário, o qual foi extremamente pessimista e não me deu um pingo de esperança, mostrei a outro, e também pessimista, diziam que "raramente cura, mas se cura fica sequelado pra vida toda". E então levei os exames ao veterinário que sempre cuidou dos meus cachorros, inclusive do Bernardo. Ele de pronto iniciou o tratamento. E me deu esperanças pelo fato de termos descoberto a doença no início, diferente do outro cachorro.


3. Vetiologia: A Betina estava em qual estágio da doença? (Fase inicial, fase intermédia ou fase final?)
Rafaela: A Cinomose descobrimos na fase inicial quase intermediária. Porém a doença do carrapato estava mais avançada.

4. Vetiologia: Qual o tratamento que você utilizou para que a Betina vencesse a doença?
Rafaela: O tratamento (de praxe) indicado pelo veterinário: Arovit (vitamina A) uso oral e vitamina B12 injetável, levava ela a cada 3 dias para tomar soro.
Não via muita melhora, ela não conseguia mais se levantar pelas patas traseiras, entortou a cabeça, não comia e não fazia mais xixi...
Foi quando procurei por conta tratamentos alternativos, li sobre a ribavirina a qual dificilmente é indicada por veterinários, só compra com receita, muito difícil de achar e muito caro. Consegui esse remédio com um grupo de tutores que faziam esse tratamento em seus cães... E comecei a dar para a Betina juntamente com os outros que ela já tomava. Acrescentei além da ribavirina o omeprazol para proteger o fígado. Foi quando em 2 semanas percebi uma melhora relativamente boa! Betina voltou a comer (fazíamos papinhas de fígado, beterraba, cenoura, nhame) com ração enlatada (recovery), frutas, e muito soro caseiro.
Após essas 2 semanas eu parei com a ribavirina, pois é um remédio forte e acaba causando outros efeitos colaterais. Pesquisei sobre tratamento com acupuntura, foi quando conheci um anjo em forma de veterinária quem começou o tratamento de acupuntura na Betina. De início ela pediu para fazer os exames... A Betina ainda estava com o vírus, e então iniciamos a acupuntura. Eram 2 sessões por semana, essa veterinária receitou além da vitamina A, o citoneurin, vitamina B12 (aplicada nas sessões e também por mim em casa), e também além de toda alimentação que eu dava, pediu para acrescentar ovos cozidos (dois por dia). Na segunda sessão a Betina já desentortava a cabeça, estava muito mais esperta e alegre, comia normalmente, mas ainda não andava. Na quarta sessão, a Betina já se levantava mas não andava. Na sexta sessão, Betina voltou a andar (mancando), o andar era o único sintoma. Além dos remédios, alimentação e acupuntura, fazíamos fisioterapia em casa mesmo (praticamente 24h por dia) sempre estimulando-a. Betina voltou a andar completamente em menos de 10 sessões.... Mas continuei o tratamento​ para que não tivesse recaídas. A melhora dela a cada sessão de acupuntura era muito nítida! Claro que foi todo um conjunto de ações e tratamentos. Mas eu acredito que a cura dela deu-se primeiramente pelo diagnóstico recente, acredito muito também que a ribavirina teve efeito muito positivo mas o principal foi a acupuntura, que tratava todos os sintomas e sequelas causadas pela doença. E claro MUITO AMOR, CARINHO, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO.

5. Vetiologia: Hoje a Betina tem uma vida normal? Ela tem sequelas?
Rafaela: hoje a Betina tem uma vida normal, como se nunca tivesse tido a doença, sem nenhuma sequela! Quem a viu doente, não acredita em tamanha recuperação!!!

Viva a Betina!!!!



Leia também: 

Cães que venceram a cinomose: Como foi feito o tratamento?

Comentários

  1. Oi, estamos tratando de dois cãezinhos com essa doença aqui em nossa ONG, interessante o depoimento, vou repassar para as meninas!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos com o Sirius, que foi abandonado em uma sacola em uma fase terrível da Cinomose. Estamos lutando a exaustão para salvá-lo. É incrível a vontade desse menino (+/- 7 meses) vencer, pois está extremamente desnutrido e com fortes espasmos, além de ter perdido os movimentos das patas traseiras. Porém, não perde a fome e nem para de beber água! Há duas semanas os sintomas estão estáveis; ele não piora e nem melhora (lembrando que o estado é crítico). Tem ciclos de altos e baixos mas temos fé. Aplicamos todos os medicamentos citados no site de vocês por esse tempo, assim como a dieta. Quanto tempo em média se leva para eliminar a doença?

    ResponderExcluir
  3. Minha cadela esta com cinomose ja levei em 2 veterinario estou fazendo tratamento mais eles não tem me dado expectativa alguem poderia me ajuda nesse momento com alguma recomendação des de ja obrigado!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou tratando a minha cahorrinha. Ela so tem 4 meses mas e muito guerreira. Ela esta com cinomose e a veterinária disse que são 30 dias de tratamento e que não podemos desanimar. O importante é manter sempre a hidratação do cão. Eu estou usando leite que ela adora misturado a Gatorade que ela odeia, mas o Gatorade é fonte de sódio e potássio e isso nao pode faltar na dieta. Fiz tbm uma papinha caseira com fígado de boi(200g), coração de frango(200g), musculo bovino(200g), cenoura(2 uni. medias), inhame1 uni grande) e beterraba(2 uni medias). Eu estou dando a papinha junto com um recovery da Royal Canin a cada 3 horas.
      Outra coisa que estou usando é quiabo batido com agua (10 ml) para estimular o apetite.
      Seguem abaixo os medicamentos:
      * Fenobarbital (anti-convulsivo)- a cada 12 h.
      * Dipirona (contra a febre) a cada 8 h
      * Doxiclina ( antibiótico) a cada 24h
      * Ranitidina a cada 12 h
      * Prednisona (anti inflamatório ) a cada 12 h
      * Neutrofer ( suplemento contendo ferro) a cada 24 h
      * Citoneurin a cada 24 h
      Leucogem ( estimulante do sistema de defesa do organismo) a cada 13 h
      Aqueles que nao coloquei a função e porquê minha esposa que ouviu as explicaçoes da veterinária. Mas a minha cachorrinha esta seguindo a sua luta.

      Excluir
    2. E
      Seu cachorro não esqueça vitamina B12 injetável

      Excluir
  4. A minha ficou Boa da cinomose, mas ficou com um tic nervoso que maltrata muito ela..o que fazer?

    ResponderExcluir
  5. Tem duas semanas que descobri que a minha cadelinha de 8 anos está com cinomose. Na primeira semana ela reagiu bem ao tratamento, estava dando comida batida ( suco de quiabo, inhame, figado, verduras, gema de ovo) e em alguns dias ela até se animou, levantou, brincou, comeu ração, mas essa semana ela teve uma piora muito grande.. está vomitando todos os dias, rejeita o quiabo, vomita os remédios (inclusive comecei a dar esomeprazol pra proteger o estomago dela dos antibióticos e anti inflamatórios) e não brinca mais, quase n late, só anda quando a gente chama MUITO, fica sempre deitada e triste. Eu não sei mais o que fazer, já estou dando todos os medicamentos necessários, toda a alimentação e hidratação necessária. P q ela vem piorando ? Eu n consigo entender.

    ResponderExcluir
  6. Interessante o seu depoimento, principalmente com respeito aos profissionais. Eu já perdi 3 cachorros pra essa maldita doença. Agora, temos outra, a Gaia. E infelizmente ela também contraiu a doença, mesmo tomando as doses da vacina. Não estou com condições de comprar e muito menos levar ela ao veterinário, então, comecei a buscar na internet alguns medicamentos com base nos depoimentos, mas infelizmente não posso comprar os remédios. Pois, os veterinários dizem que só podem indicar medicamentos se consultarem o animal. Acho isso desumano com os donos dos animais, muita falta de compaixão. No meu desespero, passei a dar remédios de uso homano pra ela. Dei mas com muita fé em Deus, porque era um risco. Mas pensei: bem ou eu trato ela com o pouco que tenho, fazendo o que eu posso, ou, ela morre sem tratamento nenhum. Comecei a dar pra ela Buscopan em gotas, Plasil para vômito e ovos crus e um antibiótico chamado Bactrim, todos medicamento que já havia em casa quando meu marido pegou infecção intestinal. Orava todos os dias para que ela melhorasse e ela melhorou. Depois de dois dias ela começou a comer, já não vomitava e não estava mais com diarréia. Estava mais animada e até brincando. Fiquei tratando ela assim o mês todo, dando os medicamentos dimanha, de tarde e a noite. O importante disso tudo, é cortar o vômito, porque a doença acaba com o estômago em primeiro lugar, então, tudo o que vc dar eles vomitam, até o remédio. Eu descobri que ela estava com a doença logo no início. O sintoma principal aqui em casa foi o fato de ela acabar de comer e vomitar minutos depois. Graças a Deus, ela está curada, sem sequelas.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber depois de quanto tempo o PCR da cinomose negativou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário