Conheça o Scooby, o cãozinho que venceu a Cinomose e veja como foi feito o seu tratamento.

Fala galera, estamos aqui com mais um sucedido da série: Cães que venceram a cinomose, como foi feito o tratamento? Dessa vez a história é do Scooby, "filho de quatro patas" da Bruna Campideli. Scooby conseguiu vencer a cinomose, e nós vamos ver ao longo dessa matéria como ele junto com sua tutora Bruna conseguiram encontrar a luz no fim do túnel. Bora lá?


(Scooby, 14 anos, venceu a cinomose).

O Vetiologia perguntou: Quais os primeiros sinais que você observou no seu cão quando descobriu que ele estava com cinomose?
Bruna: Os primeiros sintomas foram pernas traseiras sem força, rígidas, depois febre, e após alguns dias secreção ocular e nasal.

Vetiologia: O que o médico veterinário disse sobre o caso?
Bruna: Não fiz tratamento com médico veterinário. Já havia perdido um cão com os mesmos sintomas que levei ao veterinário e inicialmente diagnosticou como problema renal, depois de 15 dias com piora rápida verificou que era Cinomose, mas não havia mais tempo e o meu cão acabou morrendo. Então, como os sintomas eram os mesmos resolvi agir com o que já havia estudado sobre a doença.

Vetiologia: O seu cão estava em qual estágio da doença? (Fase inicial, fase intermédia ou fase final?)
Bruna: Acredito que inicial, porém já apresentava sintomas neurológicos no caso de perda dos movimentos da pata traseira. Acredito que na Cinomose o tempo para início do tratamento é essencial para cura, quanto mais demora menos chance de cura.

Vetiologia: Qual o tratamento que você utilizou para que seu cãozinho vencesse a doença?
Bruna: Foi medicação associada a alimentação forte. Utilizei o Arovit (vitamina A), Citoneurim 5000 (auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite - dor e inflamação dos nervos), Glicopan pet (polivitamínico), dipirona umas 2 vezes ao dia. Acredito que as convulsões vem da febre altas por isso mantínhamos sempre sem febre, mesmo correndo risco dos remédios atacarem o rim. Sopão de fígado de galinha, carne moída, inhame, beterraba, abóbora moranga, cenoura vermelha, couve. As vezes revezava com ovo cozido, sempre acrescida do Glicopan nas refeições e um pouco da ração com o caldo forte. Ele não parou de comer. Meu cachorro é velhinho tem 14 anos. Fazia exercícios nas patas porém observei que quando mexia muito com ele, piorava. Deixei descansar o quanto pude e evitava dar banho, apenas limpava com lenço umedecido as patas. Ele demorou 43 dias para melhorar completamente. Fomos tirando a medicação aos poucos e observando se havia piora, a dipirona tiramos um dia quando observamos febre voltamos com ela. Foi assim até melhorar completamente.

Vetiologia: Hoje, ele tem uma vida normal? Tem sequelas?
Bruna: Vida normal. Apresenta uma pequena sequela nas patas traseiras, puxa um pouco da pata porém completamente imperceptível​.




Leia também: 

Cães que venceram a cinomose: Como foi feito o tratamento?





Comentários

  1. Cono faço pra ter acesso a dona do scobyy, meu cachorrinho pegou essa doença é está ficando bem magrinho, gostaria de pedir ajuda a ela

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de falar com a dona do escoby passo pelo mesmo problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a dona do Scooby me chamo Bruna Campideli me procure nas redes sociais ou WhatsApp

      Excluir
  3. Tenho um cão com 03 meses o chitixe
    Ele foi diagnosticado com este vírus com sintomas de tremedeira. Foi feito o hemograma e deu baixa imunidade e o neurologista confirmou.

    ResponderExcluir
  4. Meu bebê filhote de pitbull começou assim wue tomou a vacina tonto não fica em pé ta comendo normal as fezes estão normais mais ele está meio desorientado e não firma as patas traseiras não sei o que fazer não quero perde lá me ajude por favor o veterinário passou clicopam hoje e uma outra passou um remédio humano para oxigenação do cérebro igual o vertix isso ajuda bastante na tontura dela

    ResponderExcluir
  5. Boa noite minha cachorrinha está com esta doença, gostaria de saber como tratar a secreção do nariz pois está com dificuldades de respirar .

    ResponderExcluir

Postar um comentário