Falta de apetite severa em cães e gatos, o que fazer?


A falta de apetite num animal pode indicar inúmeros fatores, desde o acometimento de doenças infecciosas, intoxicação, vermes, indisposição estomacal, etc. 
Antes de tudo, se o seu pet apresentar esse e outros sintomas adversos, o médico veterinário deverá ser consultado. Aqui nós daremos dicas para tratar apenas da falta de apetite.

Eu costumo dizer que: "Cachorro pode parar de andar, latir e correr, mas nunca parar de comer". Portanto, se o veterinário diagnosticar uma enfermidade ou qualquer quadro em que seu animal precisa se alimentar e ele não vem fazendo isso sozinho, essas dicas serão muito úteis, e eu as aprendi ao longo das minhas vivências como protetora animal e acadêmica de Medicina Veterinária.

1. "Forçar" a alimentação com seringa:
Dependendo do quadro em que seu pet estiver, ele não vai comer sozinho, por isso é necessário a dedicação do tutor em alimenta-lo na seringa. É trabalhoso? Sim, muito! Triturar os alimentos para que fiquem na forma líquida e com muita paciência, de pouco em pouco, ir colocando o conteúdo na boca do animal pela parte lateral como mostra a figura abaixo. As vezes ele não vai querer engolir, segure a boca dele fechada, erga a cabeça para força-lo a mandar o alimento para a garganta. Geralmente nós fazemos esse trabalho com os cães de cinomose, quando estes já perderam o total apetite. Nós ficamos mais de 30 minutos para alimentar um cão, pois não adianta ter pressa e colocar tudo de uma vez, ele vai pegar trauma de seringa e não vai aceitar novamente na próxima vez que você tentar.


2. Soro caseiro
O soro caseiro é uma excelente alternativa para manter seu animal hidratado quando ele não quer comer nada sólido. Uma vez eu estava cuidando de um cão com giardiase severa, ele não queria comer nem carne moída, nem fígado de boi, sentia muitas náuseas, então usei um antinauseante indicado pelo médico veterinário e 5 vezes por dia eu dava de 10 a 20 ml de soro caseiro. A receita é 1 litro de água, 3,5g sal e 20g de açúcar (Uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar). O soro serve para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia.

3. Polivitamínicos.
Existem alguns vitaminas estimuladoras de apetite. Elas podem ser compradas em casas agropecuárias, petshops e clínicas veterinárias. É uma boa alternativa para quando seu bichinho estiver indisposto para comer. Mas lembando sempre, a falta de apetite não pode ser considerado um sintoma sem importância, o médico veterinário sempre deve ser consultado para quaisquer caso em que seu animal não queira comer. Usamos vitaminas como suporte para o sintoma de falta de apetite e não para curar uma doença infecciosa por exemplo. Cuidado: Existem vitaminas para animais de grande porte (bovinos, equinos...) e para animais de pequeno porte (caninos, felinos...).

4. Fubá com "caldinho" de carne.
Novamente lá vamos nós com a seringa. O fubá cozido é líquido e consegue se adequar na seringa, assim como no tópico 1 repetimos os mesmos procedimentos. O ideal é colocar um caldinho de carne misturado no fubá para maior aceitação do animal.

5. Leite
Cuidado com o leite. Se o seu animal estiver com diarreia não se deve dar leite, pois ele agravará o caso. Caso contrário, ele é boa alternativa proteica para se utilizar na seringa.

Importante: Essas dicas são alternativas para utilizar unicamente no sintoma de falta de apetite, elas não servem para curar um animal de uma doença contagiosa, de uma verminose ou outro caso de enfermidade.



Rayana Pereira de Camargo
Faculdade de Medicina Veterinária

Comentários