Remédios proibidos para cães e gatos


– O que é proibido? Por quê? Quais efeitos?
Existem muitos medicamentos que podem fazer mal aos animais domésticos, causando intoxicações, alergias, gastrites medicamentosas, úlceras hemorrágicas e até mesmo a morte de nossos animais. Dependendo de como foi administrado a droga, começa com um simples vômito/ salivação excessiva, ou estado febril, piorando com vômitos com sangue, diarréias persistentes, alterações neurológicas como convulsões e morte do animal
– Por que alguns remédios podem ser dados e outros não?
A administração de cada droga vai depender da raça, espécie, idade de cada animal. Por exemplo, a maioria dos anti-inflamatórios mais comuns utilizados em humanos não podem ser dados para nenhuma espécie animal, podendo levar a morte, como os Diclofenacos (Cataflan ® e Voltaren®)
– Qual a diferença entre o medicamento animal e o humano?
Existem, em Medicina Veterinária, muitos princípios ativos utilizados em Medicina humana, como há muitos na Medicina Humana que não pode ser utilizados em veterinária e vice versa. Por exemplo, Ivermectina é utilizada em animais de grande porte para controle de carrapatos e sarna; esse mesmo medicamento não pode ser utilizados em gatos e algumas raças de cães. Só mesmo um médico veterinário poderá receitar e medicar seus animais de estimação, pois só ele será capaz de dizer qual droga poderá ser utilizada para determinado tipo de doença, raça, espécie e idade.
– Se um animal de estimação come um remédio como posso fazer para que ele o coloque para fora?
Leve-o até o seu Medico Veterinário de confiança, para tratá-lo da melhor maneira. Não faça automedicações ou tente fazer com seu animal vomite, pois não funcionará da mesma maneira que o ser humano, ou seja, não adianta colocar seu dedo na garganta do seu animal para fazê-lo vomitar.
– Se meu animal estiver intoxicado com algum medicamento o que devo fazer?
 Leve-o mais rápido possível para seu Médico Veterinário de confiança, só ele poderá reverter os sintomas causados pela intoxicação. Quanto mais rápido começar o tratamento, melhor será o prognostico para reverter o quadro de intoxicação.
– Como é possível saber o que pode ou não ser dado?

NÃO FAÇA AUTOMEDICAÇÃO. Dessa maneira poderá mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico da doença. O melhor a fazer caso, seu animal esteja doente, é sempre leva-lo a um Médico Veterinário
– Um remédio inofensivo ao ser humano pode ser fatal a um animal?
Sim. Muitos medicamentos utilizados em humanos podem ser fatais à um animal, como por exemplo, os Diclofenatos ( Cataflan ® e Voltarem®), ou até mesmo um simples Tylenol® e Dipirona.
NÃO FAÇA USO DE AUTOMEDICAÇÃO PARA SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

 MEDICAMENTOS PROIBIDOS
Muitos proprietários fazem uso da prática da “automedicação” em seus animais de estimação. Essa pratica é bastante condenada entre os médicos humanos e mais ainda entre os médicos veterinários. Dependendo do medicamento administrado ou da dosagem, podemos causar intoxicações, alergias, gastrites medicamentosas, úlceras hemorrágicas e até mesmo a morte de nossos animais. Muito cuidado com a automedicação.
Fazendo o uso dessa prática, os proprietários de animais além de poder mascarar sintomas, dificultam ainda mais o diagnóstico final da doença, já que os animais infelizmente ainda não conseguem se explicar.
Para cada medicamento existe uma dosagem e modo de utilização diferente, não vai depender só da raça, depende também da idade e espécie de cada animal. Tem alguns medicamentos que podemos utilizar em cães, e não em gatos e vice versa, e outros ainda para animais silvestres. Ainda existem aqueles princípios ativos que podemos utilizar só oralmente, outros só tópicos, outros só injetáveis.
Antes de fazer o uso de qualquer medicamento para o seu animal, não deixe de passar em consulta com o Médico Veterinário Responsável, só ele poderá lhe responder qual o melhor medicamento e a dosagem para os diferentes tipos de doenças.

ALGUMAS DROGAS CONTRA INDICADAS:

GATOS – MEDICAMENTOS PROIBIDOS:
– Acido acetil salicílico (Aspirina®)
– Paracetamol (Tylenol®, Anador®)
– Pseudoefedrina (Claritin®, Tylenol Sinus®, Loratadina®
– Salicilato de Bismuto (Pepto Bismol®, Peptozil ®)
– Iboprofeno (Advil®)
– Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
– Enema de Fosfato (Fleet Enema®)
– Xampu a base de Alcatrão (Sebotrat -O®, Ionil T®, Politar®)
– Xampu com Benzoato de Benzila (Acarsan®)
– Xampu com Acido salicílico.
– Xampu com Sulfeto de Selênio (Selsun Ouro®, Selsun Azul®)
– Peroxido de Benzoila – usar com cautela (Peroxidex®, Sana Dog®, Pertopic®)
– Piretróide (Antiparasitário como Butox® )
– Levamisol (Ascaridil®)
– Azatioprina (Imuram®)
– Piridium®
– Diclofenaco potássio (Cataflan®)
– Diclofenaco sódico (Voltaren®)

CÃES – MEDICAMENTOS PROIBIDOS:
– Diclofenaco de potássio (Cataflan®)
– Diclofenaco sódico (Voltaren®) e a grande maioria dos anti-inflamatórios de uso humano.
– Piridium®.

CÃES – MEDICAMENTOS DE USO RESTRITO:
– Ivermectina (Ivermec®, Vermectil®, Ivomec® entre outros).
A ivermectina tem amplo uso em cães, mas os raças Collie, Border Collie, Pastor de Shetland, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e todos os seus cruzamentos são intolerantes ao seu princípio, apresentando sérias alterações neurológicas.

CÃES – MEDICAMENTOS DE USO CONTROVERSO:
– Acetaminofem/Paracetamol (Tylenol®)
– Fluororacil (Efurix®).
De uso tópico se ingerido causa grave intoxicação.Risperidona (Risperidon®).

CÃES – MEDICAMENTOS QUE REQUEREM CUIDADO NA DOSE:

– Metronidazol (Flagyl®). Dose alta pode causar sintomas neurológicos.
– Sulfa-Trimetroprina (Bactrim®). Quando em dose alta podem causar displasia de medula óssea levando a anemia e Hepatopatia em Labradores
– Sulfassalazina (Azulfin®). Pode causar olho seco (KCS) nos cães.
– Aspirina. A dose em cães deve ser muito menor que a dose em humanos.



Fonte: http://centroveterinariopacaembu.com.br/medicamentos-proibidos/

Comentários